Estratégias para administrar o seu tempo.

Bom dia gestores,

Ano novo, vida nova, abaixo algumas técnicas de organização que nos ajudam a ficar de bem com nossos compromissos, com o relógio e com o calendário.

Planeje como uma empresa.

As metodologias de planejamento empresarial podem ser adaptadas para a vida pessoal, o principio é o mesmo, programe suas ações e determine prazos de acordo com seus objetivos

A organização do tempo começa com a definição de objetivos de longo prazo, em seguida avalie o que é preciso fazer para alcança-lo em prazos menores e consecutivos, lembre-se, por menor que seja seu objetivo ele é o seu projeto.

Após esse passo liste todas as atividades que se repetirão ao longo dos meses, inclusive os compromissos financeiros, como contas a pagar, mercado, IPVA, IPTU, seguros diversos, procure colocar em uma planilha todas entradas e saídas de dinheiro, para que haja controle, do tempo e do dinheiro, logicamente para que você não perca tempo pensando em como pagar as dividas porque você gastou mais do que ganha.

Organizando tudo o que é preciso para deixar girando a máquina do dia-a-dia, o projeto final (seus objetivos) é decomposto em partes ou tarefas menores, facilitando a organização e o calculo dos prazos para cada atividade do seu projeto.

Diminua a ansiedade.

Uma forma de não brigar com o tempo é parar de pensar em coisas que não conseguiu fazer ou terminar, em vez de contar só com a força de vontade, anote o que ainda deve ser feito em um sistema confiável, um caderno, uma agenda, no seu computador ou mesmo no celular.

Se você se acostumar a revisar essa anotações no final do dia, não ficará pensando nelas enquanto faz outras atividades inadiáveis, revisando essas anotações semanalmente você pode deletar o que já foi feito e reordenar as pendências

Faça as pazes com a agenda.

A Agenda, o velho e bom método de organização, como o tempo é abstrato, os horários marcados no papel ou na agenda do celular mostram as cotas fixas de tempo que você tem por dia e ajuda a ver o que dá ou não dá para fazer.

A agenda também ajuda a alocar horas para atividades futuras, necessárias ou desejadas dando noção de quando e quanto tempo vai sobrar e como será usado.

Planeje sua vida, programe-se, administre seu tempo, essa coisa de "deixa a vida me levar, vida leva eu", só funciona para o Zeca Pagodinho, existe um mundo para vocês conquistarem só esperando vocês dizerem, eu posso, eu quero.

abraços a todos,

Comentários