Estações de Cotrabalho


Cotrabalho
O cotrabalho é um elemento que deve ser melhor conhecido e explorado em nosso tempo, e algo que todo empresário com visão empreendedora deve começar a considerar. Criado pelo americano Brad Neuberg, o conceito de cotrabalho consiste em um ambiente onde profissionais independentes se reunem para um trabalho colaborativo. A princípio, não há a necessidade de um projeto conjunto unificando esses profissionais. O que os une é o ambiente em si, além da troca de informações e o vínculo social, de modo que, mesmo em projetos e trabalhos diferentes, as competências de cada cotrabalhador são disponibilizadas a todos os outros e pode ser solicitada por algum deles quando, em seus próprios trabalhos, eles podem precisar de auxílio em uma competência que lhes escapa do espaço de domínio.
O conceito de cotrabalho ganha uma significação que não pode ser ignorada. Os profissionais cotrabalhadores trabalham com uma moeda diferente do dinheiro (embora um valor simbólico possa ser usado como locação do espaço disponibilizado para cada cotrabalhador, que envolve ambiente para alocação de laptops e disponibilização de internet a velocidade que atenda às necessidades profissionais). A verdadeira moeda dos cotrabalhadores é a potencialidade para a colaboração, exigência para todo aquele que deseja os recursos do ambiete de cotrabalho. É claro que, dependendo do trabalho, outras trocas podem ser negociadas: a consideração de coautoria, o reconhecimento da prestação de serviço de um software particular, pertencente ao cotrabalhador que colaborou no trabalho de outro, cedendo o software para uso, e outras coisas afins, em comum acordo entre as partes.
O mais interessante do cotrabalho é a remoção terceirizados pagos. Quando um empresário ou empreendedor encontra uma dificuldade em seu trabalho e, eventualmente, decide que sua empresa não tem o cabedal de saber necessário para resolver aquela fase da organização do projeto, ao invés de pedir e pagar por uma consultoria, ele primeiro disponibiliza sua necessidade no ambiente de cotrabalho. Havendo algum profissional que domine aquele saber, haverá um contato e a contribuição para a resolução do problema.
Não há necessariamente a necessidade sequer da citação da pessoa que auxiliou no processo, na constituição dos créditos sobre o projeto, pois ser um cotrabalhador é saber que a ajuda que você presta hoje é o pagamento de alguma ajuda que já lhe prestaram, ou algum serviço colaborativo que ainda irão lhe prestar.
O cotrabalho é, portanto, uma alternativa a ser considerada pelo empreendedor na conclusão de certas partes de projetos, ou mesmo para micro empresários que não dispõe de recursos para cuidar de toda a amplitude de seus empreendimentos. Uma outra aplicação do cotrabalho seria enviar alguns funcionários, cujas tarefas são quase que estritamente desenvolvidas em um software, para uma estação de cotrabalho. Assim, em muitos aspectos, o trabalho ficaria otimizado, inclusive em termos de anti-stress, pois os ambientes são agradáveis, com bom café e música aconchegante, criando um outro espaço, mas propício para a criatividade, do que o próprio escritório, além de ser um campo de interação e sociabilidade onde o funcionário encontrará sempre outras pessoas, outros ares, garantindo o fim da mesmice do dia-a-dia de trabalho.

Comentários

PMG&E disse…
Prof. Luciano!
Parabéns mais uma vez por suas postagens; que sempre de forma brilhante e "antenada", nos traz novidades quanto aos novos conceitos e tendências das modernas visões corporativas; e porque não cada vez mais "colaborativas"!
Algo improvável nos meados dos anos 80 e final dos anos 90....Acho que é por isso que amamos a gestão por sua dinâmica e possibilidades!