TQC - Controle de qualidade total - Escola de Administração Japonesa 8.

Bom dia gestores,

Controle da qualidade total (TQC).
O assunto é muito extenso e de maneira bem objetiva seguem abaixo alguns conceitos que envolvem o TQC.
Objetivo principal de uma empresa é satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através qualidade), empregados (através crescimento do ser humano), acionistas (através da produtividade), e as comunidades no entorno da empresa (através da responsabilidade social, sustentabilidade e etc...).
Este objetivo pode e deve ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (Total Quality Control - TQC).
TQC é é mais um tópico da escola de administração japonesa onde o controle é exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.
Seus principais conceitos são:
  • Orientação para o cliente, produzir e fornecer serviços e produtos que sejam requisitados pelo consumidor.
  • Qualidade em primeiro lugar, conseguir a sobrevivência através do lucro continuo pelo domínio da qualidade.
  • Ações orientadas por prioridades, identificar os problemas mais críticos do produto, serviço ou processo e solucioná-los de acordo com sua relevância e prioridade.
  • Ações orientadas por fatos e dados, falar, raciocinar e decidir com base em dados e fatos.
  • Controle de processos, fazer certo na primeira vez e ter o controle do processo em mãos, durante o processo ou ao final dele é tarde demais para se tomar ações corretivas, assegure a qualidade em cada estágio, identifique falhas e etc...
  • Ação de bloqueio, não cometa o mesmo engano ou erro, não tropece na mesma pedra., esqueça a ação corretiva e pense em ação preventiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez pela mesma causa.
  • Respeito pelo empregado como ser humano, respeitar os empregados como seres humanos independentes, padronizar tarefa individual, educar e treinar, delegar tarefas, usar sua criatividade, fornecer programa de desenvolvimento pessoal, etc.
  • Comprometimento da alta direção, entender a definição da missão e visão da empresa, a estratégia da alta direção para alcançar os objetivos e executar as diretrizes e metas através de todas as chefias, publicar definição da missão e da visão da empresa, sua estratégia, diretrizes de longo e médio prazos, metais anuais, etc.
Lembrem-se todos os tópicos relacionados a essa importante escola de administração, devem ser usados em conjunto para a máxima eficiência do sistema.
Abraços a todos,

Comentários