O que o mercado de trabalho exige, e você não aprende em nenhum curso. parte VI

Assertividade

Certa vez entrei em uma livraria e dei de cara com um livro chamado "O vendedor pitbull", fiquei intrigado e imaginando a que ponto está difundida a idéia de que é preciso ser agressivo nos negócios.

Mas, sinceramente, não acho que agressividade seja uma característica adequada para o comportamento de alguém no ambiente de trabalho, mesmo que empregada em sentido figurado.

A pessoa hostil, afinal, e ríspida, tenta ganhar tudo no grito, não sabe ouvir nem tem consideração a respeito dos sentimentos e necessidades alheios, não sabe esperar, tampouco tolera erros, atropela os outros. Enfim, é uma encrenqueira em potencial.

A questão é que muita gente confunde agressividade com algo completamente diferente, que é a assertividade, esta, sim, uma qualidade importante para quem deseja ter sucesso na carreira.

Ser assertivo é expressar opiniões, necessidades ou preferências de modo franco e direto. É ser capaz de dizer "não" àquilo que fere sua integridade e contraria seus valores, mas sem agredir nem desrespeitar o outro.

Trata-se de uma qualidade que denota segurança e autoconfiança, enquanto a agressividade é geralmente a expressão de uma personalidade insegura.

A pessoa assertiva defende suas opiniões com clareza e honestidade, sem receio sobre o que pensarão ou deixarão de pensar dela. Considero essa atitude fundamental no mundo corporativo, pois não se pode dizer amém para tudo, "engolir sapos", deixar de expressar opiniões por receio de desagradar, ou assumir as responsabilidades dos outros. Há quem considere essas atitudes como políticas, mas para mim são sinal de passividade e falta de compreensão do que significa ser pro- fissional nos dias de hoje, quando se espera, cada vez mais, que as pessoas sejam capazes de tomar iniciativas, assumir riscos e responsabilidades.

Acho muito difícil que alguem consiga ser assertivo em todas as situações da vida, assim como não há quem seja absolutamente submisso ou agressivo em 100% do tempo. Cada um de nós tem mais facilidade de se colocar em determinadas situações e com certas pessoas, o que significa que somos capazes de desenvolver a assertividade no ambiente de trabalho também.

Por onde começar? Pelo nosso lar, e também acho que pela conscientização do nosso direito a um tratamento respeitoso, independentemente de nossa posição social ou na hierarquia da empresa; direito de manter nossos valores, expressar o que queremos e dizer "não" sem nos sentirmos culpados por isso; direito de errar, pensar antes de tomar uma decisão, pedir ajuda ou esclarecimento, mudar de opinião; direito de estabelecer nossos próprios objetivos e trabalhar livremente para que eles se concretizem.

Abraços

Comentários

Claro que tudo se começa dentro de um lar respeitoso e repleto de atenção cuidados e carinhos. Mas com o decorrer da vida conhecemos pessoas, lugares, comportamentos, regras, valores, que nos fazem refletir e sugar aquilo que pode nos enriquecer. Como uma boa educação, partilha, desenvolvimento de trabalhos, enfim, o aprendizado é constante, só não aproveita quem não quer ter o interesse e a vontade. O mundo esta cheio de oportunidades, desafios, ganhos e perdas, é só saber colher e cultivar para que o sucesso seja algo pleno.

Ass: Elaine Cristina - 1º ADM B. ETEC jACANÃ.