Queridos, em nossa aula de ontem, (GC I - Zumbi) comentamos que os profissionais de Recursos Humanos, promovem a contratação de pessoas alinhadas com a missão, visão e valores da empresa, perguntei se era necessário esclarecer a diferença, vocês disseram que não, e senti que ficamos com dúvidas.
Eu sem saber se vocês sabiam e vocês, talvez com receio de perguntar, de qualquer forma segue a definição abaixo.
Missão: É a finalidade da existência de uma organização. È aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, ambos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser.
Visão: É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos os colaboradores sintam.
Valores: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
abraços
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