História e Gestão de Projetos combinam?


Uma sala iluminada por lâmpadas fluorescentes abriga grupos de pessoas em torno de um conjunto de mesas alinhadas. A estrutura é a idealizada por um grupo de norte-americanos conhecida como co-trabalho. Cada elemento do grupo assume uma determinada tarefa, gerando recursos e oferecendo esses recursos a outros trabalhadores que necessitam. Um esquema cooperativo de gestão de projetos, onde a ação participativa de cada membro é fundamental em cada fase de produção e o resultado do projeto, fruto da ação conjunta de cada membro que, além de conhecer sua parte, conhece também as outras.
Tal definição pode levar a pensar que o ambiente reflete o interior de uma empresa contemporânea, que investe na cultura organizacional construtiva cooperativa. Longe disso, a descrição acima faz menção a uma sala de aula, uma das aulas práticas do Projeto História em um Clic, desenvolvida no núcleo das aulas de História para os primeiros anos do Ensino Médio.
O projeto tinha como proposta inicial a divisão dos alunos da sala de aula em equipes que escolheriam um período da história para construir o projeto de um mini-drama teatral, envolvendo um aspecto significativo de alguma personalidade ou momento histórico. O pano de fundo estrutural, todavia, era ensinar o fundamento da gestão de projetos, compondo toda a série de gestão empresarial para o mercado corporativo.
As fases do projeto se deram da seguinte maneira:


Participação do Fórum Online - Pela participação do fórum, as equipes tiveram contato com diversos casos históricos específicos envolvendo lideranças, acertos e erros de figuras como Nimrod e Julio César. Ao final de cada mês, as equipes entregavam um relatório, formatado no modelo de uma ata de reuniões, onde eles descreviam os participantes das reuniões, o assunto em pauta, o desenvolvimento e a conclusão daquela reunião mensal.

Roteiro da Peça - cada equipe, a certa altura de seus projetos, tiveram de apresentar um Roteiro da peça com a justificativa do mesmo, em modelo que corresponde ao planejamento de projetos, com a descrição da participação de cada membro da equipe, a justificativa do projeto, e a estrutura do desenvolvimento do mesmo. Um projeto, em sua implementação, até pode necessitar de circunstâncias de improviso, mas uma implementação que não corresponda ao projeto em nenhum aspecto representa uma linha de ação sem organização e totalmente improvisada, o que corresponde em perda de conceito final. Os alunos aprenderam que, mesmo com adequações no projeto, o planejamento-roteiro tem de ser reformulado.

Implementação do Projeto - Para a representação das peças, as equipes tiveram de trabalhar com gestão econômica, para trabalharem e criarem o máximo de ambientação com os recursos mais rentáveis e sustentáveis. Um trabalho de planejamento financeiro e divisão econômica de grupos foi implementada pelos alunos para geração de recursos.

Peça - Realização - Trabalho em equipe, pontualidade, confiança, interpretação são elementos de uma equipe que aprendeu a trabalhar junto, que usa da criatividade planejada para gerenciar com segurança um projeto sólido, desenvolvendo poder de síntese, seleção dos momentos mais relevantes do projeto e desenvolvimento de uma narrativa coerente.

Relatório Final - Ao final do Projeto, todas as equipes empreendem um relatório final, amarrando o conjunto de seus projetos individuais com os projetos das outras equipes, fazendo uso da estrutura de um relatório formal de reuniões corporativas.

Com esse conjunto, a História, além de se mostrar como um elemento de formação da consciência histórica de pessoas ativas na sociedade, é também o veículo para a participação de equipes gestoras e empreendedoras de projetos, que trabalha o contexto de vivências, de organização, de riqueza e aprendizado gestor.

Comentários