Kanban - Escola de Administração Japonesa 6.

Kanban
Kanban é uma expressão japonesa que significa sinal, foi originada nos cartões sinalizadores utilizados nas empresas japonesas para solicitar componentes a outras equipes da mesma linha de produção, e que designa um método de fabricação em série, desenvolvido pela Toyota Motor Company, aplicado aos processos de suprimentos, produção e distribuição, seguindo os princípios do Just-in-Time (JIT).
Podemos dizer que o método Kanban é um método que determina o ritmo de produção pelo ritmo de circulação de cartões sinalizadores ou Kanban´s, o qual, por sua vez, é determinado pelo ritmo dos produtos na saída do processo de produção.
Abaixo alguns dos principais objetivos do método Kanban:
  • Regular internamente as variações do consumo e o volume de produção em cada linha de produção de forma a evitar o aumento dessas variações e racionalizar operações.
  • Minimizar as variações do estoque de produto acabado com o objectivo de reduzir os custos de estocagem e movimentação de materiais.
  • Descentralizar a gestão da fábrica, criando condições para que as chefias e lideranças desempenhem um papel de gestão efetiva da produção e do estoque.
  • Produzir apenas as quantidades solicitadas no momento em que são solicitados.
Aplicação do método Kanban
Pelas suas características, o método Kanban pode ser aplicado em sistemas de produção repetitiva, em que os produtos são padronizados e o volume de produção é estável, sendo obrigatório que o processo de produção esteja organizado em linha.
Abraços e banzai...

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