A filosofia Kaizen - Escola de Administração Japonesa 2.


Bom dia gestores,
Kaizen é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor ou melhoria contínua e que permeia toda a Administração Japonesa.
O Kaizen pode então, até servir de sinônimo de Administração Japonesa.
Podemos considerar quena realidade, é a tradicional educação de berço dos japoneses, complementada por conhecimentos do management norte-americano a partir dos anos 50.
Em outras palavras, princípios, ética, crenças e valores dos japoneses complementados por conhecimentos técnicos em Administração norte-americanos, e aplicados em empresas japonesas.
Essa interação começou a acontecer a partir de 1950, após a resolução dos conflitos da 2a guerra notou-se a adesão dos japoneses às práticas de negócios dos norte-americanos. Tanto que em julho de 1950, W. E. Deming foi convidado a ir ao Japão e ensinar o controle estatístico da qualidade em um seminário de oito dias, organizado pela JUSE.
JUSE é a Japanese Union of Scientists and Engineeers, juntamente com uma série de outras instituições que contavam com o apoio do governo e do povo japonês, promoveram a ascensão da economia japonesa.
Quatro anos mais tarde, em julho de 1954, foi a vez de J. M. Juran ser convidado a ensinar aos japoneses, por sua vez, a chamada Administração do Controle da Qualidade.
Os japoneses se maravilharam com as idéias de Juran e Deming porque elas se harmonizavam com o seu tradicional espírito de consenso de grupo, que remonta desde a época dos samurais:
Para Juran, gerenciamento estratégico da qualidade é:
É uma abordagem sistemática para o estabelecimento e obtenção de metas de qualidade por toda a empresa, ou seja, qualidade é responsabilidade de todos em uma empresa, não só de um departamento específico de qualidade."
Para Deming, gerenciamento estratégico de qualidade é:
O objetivo do administrador é o de otimizar o sistema como um todo. Sem uma administração do sistema visto como um todo, perdas no processo certamente irão ocorrer. Perdas levam a resultados abaixo do esperado.
Isto é, qualidade é a empresa como um todo que a desenvolve, a partir do Ciclo de Controle de Deming, que é o famoso ciclo PDCA.
Plan - Do - Check - Act ou Planejar - Executar - Comparar - Agir ou Tomar Providências.











E desde então, japoneses foram fomentando a idéia de TQC – Total Quality Control como um todo processo integrado, conforme “Deming enfatizou a importância da interação constante entre pesquisa, projeto, produção e vendas para a empresa chegar à melhor qualidade, que satisfaz os consumidores”
Então, Kaizen é um processo integrado de TQC – Total Quality Control de aprimoramento contínuo, que é a essência da Administração Japonesa. E os japoneses dão importância tanto a esse processo integrado, quanto ao resultado que se busca, o meio é tão importante quanto o fim.
É muito importante atingir os objetivos (eficiência) quanto atingir os objetivos ao menor custo possível ou com maior economia de recursos (eficácia).
O segredo do resultado positivo está em trabalhar bem o processo que gera resultado. Ora, o resultado é uma coisa estática e o processo é toda uma vida dinâmica de trabalho colaborativo entre pessoas usufruindo e compartilhando coisas, que deve ser muito bem vivido. Para os japoneses é isso aí, é muito importante ganhar dinheiro, mas trabalhando e vivendo da forma mais satisfatória possível, unindo o útil ao agradável, afinal, passamos mais de um terço de nossas vidas trabalhando.
Para buscar resultado, na empresa todos devem ter objetivo e missão comuns. Mas ao mesmo tempo, durante o período de trabalho devem trabalhar e viver de forma mais equilibrada e satisfatória possível. Porque trabalhando e vivendo de forma mais equilibrada e satisfatória possível, tende-se a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade, que por sua vez, tende à conquista do resultado positivo no mercado. Ora, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três quesitos forem atendidos:
1o. Estabilidade financeira e emocional ao empregado, ainda hoje as empresas japonesas procuram manter o emprego vitalício, para principalmente, evitar preocupações de sobrevivência e sustento da família. Para tanto, é necessário que todos tenham consciência de que, a empresa como um todo, deverá obter resultado positivo.
2o. Clima Organizacional agradável, japoneses geralmente fazem questão para que todos se dêem bem e vivam em harmonia entre os desiguais e os contrários, eles dizem natural e sutilmente, gaman sena iken, ou seja, tem que agüentar, ou como dizemos, tem que segurar o B.O.
Desde a remota era dos primeiros samurais em torno dos anos 700, os japoneses pela forte influência da cultura chinesa e principalmente de dois pensadores, Lao Tsé e Confúcio, promovem o espírito WA, a harmonia.
Harmonia em tudo, harmonia entre os desiguais, harmonia entre os contrários, harmonia entre o Bem e o Mal, harmonia entre a alegria e a tristeza, harmonia entre a bem-aventurança e a desgraça. Sobretudo, harmonia entre pessoas.
Não é à toa que empresas japonesas maravilham-se com preceitos tayloristas como “cooperação, e não individualismo” e “harmonia, em vez de discórdia”. Não só Taylor como também Fayol é muito bem-vindo aos anseios japoneses porque este promove ordem, disciplina, subordinação do interesse particular ao interesse geral, eqüidade e união do pessoal, dentre outros princípios gerais de Administração ocidental.
3o. Ambiente simples, funcional e agradável – é aqui que se inserem os tão chamados 5 “S” da Administração Japonesa.
Pessoal a filosofia dos 5 S, fica para o próximo post.
abraços a todos e Banzai!

Comentários

Kaizen mudança para melhor ou seja aprimorar para poder servir de forma correta e que seja de favorecimento de crescimento a organização com melhor produção, melhores técnicas, lucratividade e para os colaboradores que possam sentir a utilidade dos seus serviços prestados para que possam alavancar uma vida promissora profissional e pessoal. Criar razões e estratégias para melhorar nossos processos de trabalho seria o ideal para se fazer bem feito e alcançar um bom resultado. Para ficar lado a lado com um bom resultado é necessário uma dinâmica de trabalho colaborativo entre pessoas que compartilham coisas, que devem ser bem resolvidas.
É muito bom ganhar dinheiro mas é melhor ainda se você consegue trabalhar de forma satisfatória para que tudo ocorra de forma plena. Para se trabalhar em uma pequena, média ou grande empresa é bom se conquistar uma forma satisfatória e equilibrada de vida pessoal e profissional para conseguir a total qualidade. Por isso mesmo é preciso que todos saibam analisar o que é melhor para si, para aprimorar e aprofundar conhecimentos, habilidades, características marcantes, respeito e acima de tudo o gostar das atividades que estará escolhendo para seu futuro promissor.

Ass: Elaine Cristina - 1º ADM B - Etec Jaçanã.
Olá Prof. Monteiro agradeço a gentileza em querer saber quem enche de comentários o blog, rsss. Fiquei surpresa, envergonhada, rssss e feliz. É muito bom quando nos empenhamos para fazer coisas, por mais pequenas que sejam, e existe um reconhecimento, um interesse, um agrado. Valeu. Um abraço.

"Se tens um tesouro no coração, divide-os com os outros".