Roteirização.

Ainda comentando sobre o processo de roteirização, já sabemos de sua importância na distribuição física de produtos em uma empresa.
O grande desafio da roteirização é manter o equilíbrio entre custo, eficiência e nível de serviço com os clientes.
Um bom roteirizador tem que manter uma taxa de ocupação aceitável, porém sempre se preocupando com a relação de drop size e número de entregas por veículo.
A roteirização também pode contribuir para os seguintes resultados:
- Efetividade das entregas;
- Custo de distribuição (impacto em gasolina, pneus, entre outros);
- Nível de serviço com os clientes;
- Sustentabilidade (melhor relação de KM rodado, redução de combustível e pneus);
- Utilização dos veículos (indicador de utilização, contratação de veículos spots);
- E outros...
Existem vários softwares específicos no mercado para auxiliar o processo e tomada de decisão do responsável pela roteirização, dentre eles podemos destacar o Roadshow e o Roadnet.
Infelizmente não tive oportunidade de trabalhar com nenhum deles, porém acompanhei a roteirização feita com o Roadnet em uma empresa de atacado, e demonstrou ser um excelente software para praticar a melhoria contínua no processo de coleta e distribuição .
Um cenário comum no Brasil é que a maioria das empresas simplesmente entregam seus produtos sem se preocupar com a inteligência de distribuição, o que promove um grande impacto na cadeia de suprimentos.
Cabe a nós profissionais da área de logística e administração utilizar essas ferramentas para criar valor agregado e fidelizar os nossos clientes promovendo a redução dos custos variáveis em toda a cadeia.
abraços

Comentários