Qual o Significado da Marca?


O Significado da Marca
Como as pessoas encontram e criam significado nas marcas?
Hoje em dia criar o nome de um produto, isto é, atribuir-lhe uma marca, é mais do que denominar um tipo de produto ou serviço sob seus cuidados. É, principalmente, atribuir um sentido e um significado à vida das pessoas vinculado à posse de seu produto.
Existem três princípios básicos que ligam as pessoas aos produtos e marcas que apresentamos: um princípio de racionalidade consciente, um princípio emocional semiconsciente, e um princípio de impulso e instinto inconsciente.
Os três princípios são mobilizados quando analisamos uma marca. No entanto, a ordem dos princípios parte primeiramente dos elementos inconscientes e semiconscientes. A identificação desses princípios com uma marca é o que nos leva a procurá-la.
Uma marca é um critério de significação. Um nome e um design simbólico comunicam um conjunto de significados ou valores agregados. E nesse sentido vale observarmos que as marcas apresentam sempre dois tipos de significados, em nossa contemporaneidade.
· Significado Principal: é o significado direto da marca, compreendendo a realidade do produto, sua extensão prática e funcionalidade no dia-a-dia. O significado principal é o que percebemos com nossa racionalidade consciente.
· Significado Implícito: é o significado indireto da marca, associado aos valores culturais, a um modo de vida, a princípios emocionais ou a impulsos inconscientes. O significado implícito não aparece explicitamente à nossa racionalidade, atuando principalmente em nosso inconsciente e semiconsciente.
No passado, adquiríamos um produto por sua necessidade e utilidade prática. Era apenas o significado principal que era reforçado. Todavia, com o advento da globalização, cada vez mais as empresas, ao criarem as marcas, buscavam gerar vínculos expressos nos significados implícitos. Independente dos males que causa, fumar cigarro significa status, estilo, um modo de vida relacionado com a liberdade, a ousadia ou a um refinamento social. Diante desse significa implícito, dificilmente o significado principal apresentará algum sinal de concorrência na redução do índice de fumantes.
Da mesma forma, adquirimos certos produtos em detrimento de outros por seu valor agregado de integração social, modernidade, ou confiança familiar.
O significado implícito é o responsável por vínculos de confiança, fidelidade e outros elementos de ordem inconsciente. Enquanto empresas criam mecanismos contratuais que constrangem o cliente a ficar "preso" àquela marca, processo chamado de fidelização, outras empresas podem conseguir uma fidelização real, sem coerção, desde que vincule sua marca com princípios que gerem o desejo de se manter rodeado pela marca, como criar uma rede social com os clientes e permitir que eles tomem decisão na composição dos serviços ou design dos produtos, transmitindo valores de transparência, de consideração para com o cliente e de direito de participação do mesmo, um princípio implícito de parceria.
Quando falamos de marca, devemos frisar que esses princípios também valem para a criação da própria imagem do profissional. O marketing pessoal segue o mesmo princípio da criação de marcas. A marca é o signo pelo qual um produto é conhecido. É sua assinatura de significado diante da sociedade. Da mesma forma, quando buscamos inserção no mercado de trabalho também buscamos criar essa assinatura, queremos criar um conjunto de significados ao nosso redor. Construímos nossas ações e reputação ao redor do modo como queremos ficar vinculados. Mas muitas vezes, por falta de planejamento ou conhecimento, escolhemos o modo incorreto de expressar o que queremos, criando um conjunto de significados implícitos diferente do significado principal. Criamos uma marca pessoal contraproducente. As pessoas percebem isso e desconfiam, não se sentem seguras, e acabam procurando outra opção mais significativa.
Ser uma pessoa marcante no mundo dos negócios implica em criar uma marca pessoal de si mesmo, agregando significados principal e implícito que gerem confiança e segurança nos outros. Pense nisso quando se preparar para sua apresentação no mercado profissional.

Comentários

PMG&E disse…
Caro Professor Luciano!
Ao ler este conteúdo fico pensando qual seria "sua marca pessoal e profissional?"
Assim como as marcas das empresas mostradas neste conteúdo só posso dizer que o que você ensina aos seus "alunos e futuros colaboradores" deste mercado moderno expressam o que você realmente é como pessoa e profissional

A força, organização e comprometimento do Búfalo Japonês (Toyota);
A percepção e a clareza de Thomas Edison com a Inovação de Gestão de Welch (G&E);
As inovações e variedades nos conteúdos que você apresenta como as gigantes IBM e P&G.
E finalizando sua criatividade e interetividade como a Nintendo e Aple.
Em resumo esta é sua marca por isso a necessidade de mesclar todas elas para expressar o que você realiza.....parabéns por mais uma inicitiva!
Luciano disse…
Muito obrigado pelos elogios, mas acredito que essa marca seja uma característica de todos nós que, além de professores, somos também gestores e empreendedores desse mundo em que vivemos. E continuemos assim!