O que o mercado de trabalho exige, e você não aprende em nenhum curso. parte V

Adaptação

Nunca exageramos, quando comparamos o mercado de trabalho com uma selva. Não podemos negar que, no geral, há mais procura por empregos do que oferta de vagas, e quem quiser conquistar uma delas precisará afiar suas garras e mostrar com­petências, habilidades, atitudes experiências e conhecimentos.

Os mais bem preparados vencem a disputa pelos melhores empregos, mas é ilusão pensar que isso bastará para mantê-los empregados. Para evoluir no instável ambiente de trabalho ou considerando nossa comparação anterior para a sobrevivência na selva é necessária grande capacidade de adaptação.

Particularmente insisto com vocês, para que façam planos antecipados de estudos, carreiras, e outras chatices mais, mas imaginem.....

Vocês se formaram, estão todos trabalhando e fizeram o que deveria ser feito, planos para a carreira, definiram um objetivo a atingir e os passos necessários para alcançar esse objetivo, os cursos que precisam ser feitos, competências a serem adquiridas, responsabi­lidades que devem ser conquistadas.

No momento estão se empenhando em cumprir seu plano, mas, de repente, a empresa em que trabalha é comprada por outra e seu plano vai para o espaço.

As regras mudam, a política de benefícios muda, a filosofia corporativa, as metas, as pessoas que te apoiavam, o local de trabalho, os projetos, tudo muda, o que fazer?

Adaptar-se as circunstâncias. Se não for possível prosseguir com o plano, será imprescindível fazer ajustes para adequa-lo a nova realidade da empresa.

Em situações menos drásticas, a adaptabilidade também é importante. O projeto ao qual se dedica pode ser suspenso, um chefe que te dá todo o apoio pode ser substituído por um que não compartilha dos seus ideais, você pode ser transferido de departamento e ir trabalhar em um bairro distante.

Tantas situações imprevistas podem surgir em seu caminho! O que fazer? Adaptar-se as circuns-tâncias e partir para outro projeto, conquistar a confiança do novo chefe, negociar novas metas no novo departamento. É preciso ter flexibilidade para fluir no mundo corporativo, em que tudo pode mudar a qualquer momento, e assim continuar evoluindo.

Você pode estar com a impressão de que, resiliência e adaptabilidade serve apenas para enfrentar catástrofes, mas não é só isso. Com ela, você pode aproveitar oportunidades que aparecem na carreira e não estavam em seus mais remotos sonhos. Conheço um profissional muito bem-sucedido que exerceu 10 cargos em diversas áreas da empresa em que trabalha há mais de trinta anos.

Agora, pergunte se ele ficou preso a planos quando surgiu o convite para assumir um cargo novo. De maneira alguma! Em boa parte das vezes, nem se achava completamente capacitado para exercer a função, mas correu atrás do CHA, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias e tratou de desenvolver o que lhe faltava para enfrentar o novo desafio.

Para manter-se e evoluir no mundo cor­porativo, é fundamental entender que o que espera pode não acontecer e o que não espera pode acontecer.

Nos dois casos, a adaptabilidade e um recurso precioso.

A aí vamos tomar um CHA?

Abraços a todos.

Comentários