O que o mercado de trabalho exige e você não aprende em nenhum curso - Parte IV

Resiliência

Eu sempre ouvia falar em paciência e perseverança, até entrar em contato com a palavra "resiliência". Derivada da fisica, ela significa a propriedade que alguns materiais tem de acumular energia quando submetidos a um grande esforço, voltando ao seu estado original sem qualquer deformação.

Por muito tempo, esse termo foi usado apenas para assuntos das ciências exatas até que a psicologia o descobriu e resolveu usá-lo para se referir aquelas pessoas que, depois de terem passado por situa­- ções dificilimas, não perdem a fibra nem a vontade de lutar, e, assim, resiliência virou sinônimo de "ser duro na queda".

A pessoa resiliente tem grande capacidade de prosseguir com seus objetivos, mesmo tendo que enfrentar crises, situações desestabilizadoras e problemas graves. Segundo os psicólogos, parece até que a pessoa não só se ajusta a adversidade, mas também se fortalece (acumula energia) e consegue prosseguir vivendo e se desenvolvendo. Muitas vezes, inclusive, descobre que possui forças e potenciais que sequer imaginava ter.

Se observarmos a vida das pessoas bem-sucedidas na profissao e nos negócios, veremos que a maioria delas tem essa qualidade.

Vou citar aqui dois exemplos que li naqueles livros que citei no último artigo, lembram?

Vamos ao primeiro deles:

Seichiro Honda, fundador da megaempresa japonesa que leva seu nome. Vocês acreditam que, antes de dar certo com a Honda, o empreendedor fez sete tentativas de negocio e faliu em todas elas?

Thomas Edson, inventou a lâmpada, mas antes disso perdeu uma média de 1500 experimentos, e ainda brincava, eu não inventei a lâmpada, eu descobri 1500 maneiras de não produzi-la.

É a velha história: pessoas de sucesso são reconhecidas pelo que fizeram e deu certo, mas nunca sabemos quantas tentativas frustradas, erros e fracassos houveram até, enfim, dar certo ...

Acredito, então que a chave para a resiliência está na forma como se interpretam as ex­periências difíceis e estressantes da vida. Se encarar as suas com pessimismo, recla­mando como a vida é dura e injusta, gasta­rá tanta energia com lamentações que não encontrará forças para enfrentar a situação e nem a saída.

Na verdade, se lamentar pela falta de sorte, é falta de confiança em sua capacidade de dar a volta por cima. Por outro lado, se enfrentar crises e dificuldades não como catástrofes, mas como fatos na­turais da pobre existência humana, permite atravessar esses momentos com mais equilíbrio e ­ consciência, aproveitando da melhor maneira possível o aprendizado que eles vão proporcionar.

No final, você com certeza sairá fortalecido e, quanto mais se fortalecer, menos temerá as crises e dificuldades que surgirem no caminho.

Na vida profissional, ser duro na queda é muito importante. o mundo globalizado e imprevisível, e a qualquer momento podemos enfrentar situações críticas, turbulências, mudanças que inviabilizam nossos projetos, até mesmo uma dispensa do trabalho, o mundo de hoje não nos oferece garantia de nada, nós é que temos de nos garantir, tendo o preparo necessário para enfrentar as situações inesperadas.

A resiliência, aliada a capacidade de adaptação, nos dá a possibilidade de crescer com as crises, aprender com os erros, ter sucesso com o fracasso e, principalmente, saber que sempre teremos a chance de tentar de novo.

Contribuição do Prof. Monteiro (ETEC Pq. da Juventude - Gestão e Negócios/Adm e Log) sobre uma série de mensagens que transmite aos alunos baseadas em experiências pessoais em 25 anos de trabalho em várias empresas.


Comentários