O que o mercado de trabalho exige, e você não aprende em nenhum curso -. Parte III



Ética 

Ultimamente temos ouvido falar cada vez mais em ética. Ética nas relações pessoais, nas atividades empresariais, na política, no atendimento ao consumidor Mas como defini-la? Como distinguir um comportamento ético de um não-ético? É ai que aparecem os valores.

Valores são princípios que constituem um ideal de conduta e de moral, ou seja, um código de ética.De uma forma ou de outra, todos adquirimos valores, seja pela educação que recebemos, seja pelo am¬biente que frequentamos ou mesmo pelo exemplo de pessoas que admiramos. Nós entendemos que esses princípios são importantes para a convivência com os outros e a própria vida em sociedade.

Vejo duas questões relevantes com relação a esse assunto.

A primeira é que precisamos ter muito claro para nós mesmos quais são os nossos valores e refletir se eles são adequados e suficientes para nos proporcionar uma boa convivência com os outros. Uma pessoa pode ter como valores, a honestidade, a responsabilidade e a ordem, mas se não tiver a tolerância poderá se tornar rígida e impositiva. Outra pode honrar os princípios da paciência, da solidariedade e da compaixão, mas se não tiver a auto-afirmação como valor poderá ser manipulada pelas demais.


Será que precisamos, então, de uma imensa lista de valores? Acredito que não. Ultimamente, os gurus corporativos, filósofos e outros estudiosos estão discutindo muito quais são os princípios básicos capazes de garantir o bem-estar da humanidade e a sustentabilidade do Planeta.

Acho oportuno deixar aqui registrados os 12 valores fundamentais, que tenho percebido em alguns livros que tenho lido:

1 - O principal, o amor,

2 - Cooperação

3 - Felicidade

4 - Honestidade

5 - Humildade

6 - Liberdade

7 - Paz

8 - Respeito

9 - Responsabilidade

10 - Simplicidade

11 - Tolerância

12 - Unidade

Observem que, dentro dos valores acima, se praticados, podemos incluir implicitamente a justiça, harmonia, verdade, retidão, serviço, autonomia, igualdade, solidariedade, companheirismo e confiabilidade.


A outra questão importante com respei¬to a valores é a coerência de nossas ações com os princípios que defendemos, ou seja, integridade de caráter. Infelizmente, muitos são aqueles que deixam de lado os valores mais básicos e apelam para o vale-tudo na hora de atingir objetivos, precisam vencer a qualquer custo e assim faltam com a humildade, querem levar vantagem sobre o colega, subornar autoridades para obter facilidades, beneficiar uma pessoa em prejuízo de outra, usar meios ilícitos para obter resultados, Mas valores não são algo que se possa professar da boca para fora. Eles só existem na medida em que amadurecemos e afirmamos esses valores com nossas atitudes. Sem isso, não são valores, somente discurso vazio.


Mas por que essa conversa cansativa sobre valores? E eu com isso? O que isso tem a ver com a vida corporativa? Tudo a ver.

As organizações modernas estão cada vez mais parecidas com pessoas, elegem uma missão (O equivalente empresarial do propósito humano) e, entre outras coisas, definem os valores que levarão ¬as pessoas ao cumprimento dessa missão. Se um fabricante de medicamentos tiver como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas e adotar como valor o respeito ao meio
ambiente, não poderá, por exemplo, poluir rios com resíduos industriais.


Vocês concordam que se uma pessoa que possui valores bem definidos e age em conformidade com eles, está apta a entender os valores da empresa e cuidar para que sejam respeitados?
Além disso, um funcionário de princípios sólidos, integro e ético é alguém muito interessante e desejável de se ter por perto. Você já parou para pensar nisso?

Abaixo, segue a indicação de alguns livros

Qual a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética - Mario Sérgio Cortella - Vozes - 2007

Os dez mandamentos da ética - Gabriel Chalita - Nova Fronteira 2a edição - 2003


Contribuição do Prof. Monteiro (ETEC Pq. da Juventude - Gestão e Negócios/Adm e Log) sobre uma série de mensagens que transmite aos alunos baseadas em experiências pessoais em 25 anos de trabalho em várias empresas.

Comentários