O mundo é movido a perguntas.

Pergunta de uma aluna de 16 anos feita ontem 19/10/2010 as 08h00 enquanto muitos alunos ainda dormiam.
“As competências essenciais estão para a missão da empresa em suas orientações estratégicas, assim como as competências organizacionais estão para os processos, assim como as competências individuais estão para as atividades.
A partir desta lógica de acumulação de competências, qual ou quais delas você julga fundamental para que se consiga atingir a Missão da Empresa? Explique o porque.”
Resposta do professor
Na minha opinião todas são fundamentais, pois tem que existir o equilíbrio entre elas. Na verdade elas funcionam como uma “engrenagem de relógio”.
Não adianta termos somente as orientações estratégicas se as competências individuais estão desalinhadas com elas. Lembre que já falamos em sala que as competências (tanto organizacionais quanto pessoais) são ativos intangíveis da organização, portanto, fundamentais para vida de uma empresa.
Mas como atingir a Missão da Empresa?
A gestão por competência é fundamental para a organização, sendo que as competências essenciais ditam o rumo, ou seja, são como uma bússola para a empresa (competência norteadora), pois definem os objetivos a longo prazo. O importante nessa etapa é disseminar os objetivos de forma clara e resumida para todos na organização.
O RH tem um papel fundamental na gestão por competências, desde a contratação/treinamento/ desenvolvimento de pessoas, até a avaliação de desempenho e no modelo de remuneração. As organizações são movidas pelas pessoas, portanto, as competências individuais são a base para conquistar a Missão da Empresa.
As competências organizacionais são os elos entre as individuais (atividades) e essenciais (orientações estratégicas). Ela busca o alinhamento entre as competências através de processos, onde geralmente são definidos os indicadores (por exemplo: táticos, operacionais e de acompanhamento) para controlar e mensurar o resultado da organização e seus respectivos processos.
Em resposta a sua inteligentíssima pergunta todas são fundamentais!!!!
Não basta ter orientações estratégicas pois elas dependem de processos e pessoas. Para o sucesso de uma organização é importante buscar o equilíbrio.

Comentários

PMG&E disse…
Bom dia professor!
Gostaria de parabenizar duplamente sua colaboração não só pelos temas e questões apresentadas neste "nosso canal de informação e interação" com nosso público; mas por saber que ser empreendedor é exatamente isso que o Senhor faz......Quebra a realidade existente mesmo que seja às 08:00 da manhã, enquanto uma grande maioria ainda não despertou para às oportunidades; outros já esperam para ter sua sede por informação saciadas.
Cabe à nós saciar esta sede e principalmente direcionar este notáveis descobrirem novos manciais e também serem novas fontes.
Obrigado pelo apoio e participação!
Luciano disse…
Muito bom, Monteiro! E que pergunta espinhosa, hein? Bons alunos esses que nos desafiam criando questões como essas. De fato, tudo está de certa forma conectado com uma função essencial para a existência da outra. É como a estrutura de árvores linguísticas do Chomsky. Existe uma linha comum, um tronco inicial, de onde saem todos os outros, se ramificando e interligando, de modo muito coeso em suas relações. Saber o ponto onde essas relações se tocam é a chave da gestão. Muito bem orientada foi sua resposta à pergunta. Parabéns a todos que participam desse canal, lendo, postando e comentando!