Propósito - Parte II

Você já parou para pensar???

Como vai escolher o que fazer da vida?

Se você vai partir de uma motivação íntima, parecida com o sentimento de paixão, é bem provável que saiba qual é o seu propósito. Porque propósito é nada mais nada menos do que a convicção interior de que nascemos para fazer determinada coisa.

Se bem conheço o ser humano, porém, há uma grande chance de você fazer ou ter feito essa escolha a partir de fatores externos, não internos. É assim com a maioria de nós, pois somos estimulados e ensinados a se¬guir os modelos de sucesso dos outros. Temos a tendência de escolher a carreira que parece mais promissora, paga melhor, da poder ou status, a carreira, enfim, que nos leva aos mesmos resultados das pessoas bem-sucedidas.

O que raramente nos ensinam, infelizmente, é a nos questionar: "O que eu realmente gostaria de fazer? O que me apaixona?

Mediante estas perguntas, sugiro que reflita se está ou não seguindo o seu propósito.

Para quem escolhe fazer o que realmente tem a ver consigo, a vida profissional flui mais facilmente.

É claro que a pessoa encontra obstáculos, mas o fato de gostar do que faz lhe dá energia pa¬ra superá-los e vontade de aprimorar-se cada vez mais. Outro sentimento muito presente em quem segue seu proposito e o de relevância, que justifica e dá sentido as suas ações, quando sentimos que o que fazemos é relevante para nós, para a organização que trabalhamos, para nossos familiares, valorizamos mais nossas ações, nosso trabalho e a nós mesmos.

Agora, vamos pensar juntos - Que empresa não gostaria de ter um profissional tão profundamente motivado e identificado com o que faz? A pessoa que está firme em seu propósito tende a trabalhar com seriedade, empenho e interesse em sua evolução.

E possui ainda, um forte senso de compromisso, portanto é de gente compromissada e comprometida que as organizações precisam hoje em dia.

Seguir seu proposito, como você vê, não só o tornará um profissional mais satisfeito, mas também muito desejado pelo mercado de trabalho.

Contribuição do Prof. Monteiro (ETEC Pq. da Juventude - Gestão e Negócios/Adm e Log) sobre uma série de mensagens que transmite aos alunos baseadas em experiências pessoais em 25 anos de trabalho em várias empresas.

Comentários