Mudanças no Horizonte!

Há cerca de um ano me deparei com uma cena que até hoje me remete a pensar em nosso papel como educadores.


Era uma quarta-feira, estávamos prestes há iniciar mais um dia de aula, enquanto aguardávamos a saída dos alunos do ensino fundamental, para iniciarmos nossas atividades no ensino técnico. Neste mesmo tempo, uma manifestação popular era deflagrada no entorno de nossa escola; os “nossos futuros cidadãos” assustados com aquele cenário de “violência social”; acuados dentro de um ambiente que deveria (e deve!) ser sinônimo de transformação, conhecimento e esperança de dias melhores. Um menino, pouco mais velho que meu filho (com cerca de seis ou sete anos), literalmente me pegou pelas pernas e assustado, se dizia preocupado com a chegada de sua mãe que deveria vir buscá-lo em meio a tanta confusão de populares e autoridades, que buscavam manter a ordem.


Senhores; não tenho à pretensão de julgar o mérito da questão, de quem estava certo ou errado naquela situação, até mesmo porque não tenho tamanha competência para isto, mas confesso que para quem começara a iniciar a prática docente, literalmente foi uma “prova de fogo”. Talvez seja este episódio que literalmente abriu minha visão para o que devemos fazer para querermos mudar uma realidade de pessoas, de uma sociedade e porque não (desculpem a pretensão!) de uma nação!


Questionei-me durante alguns dias, quanto àquela situação e cheguei à seguinte conclusão redundante; se quisermos mudar o mundo, temos que mudar a nós mesmos; não bastava querer apenas levar o conhecimento, às habilidades, as visões de estratégias empresariais e teorias econômicas para eles, era preciso mais! Era preciso “agregar valor” para os nossos alunos que também presenciaram aquele episódio. Não que eu seja “o melhor profissional do mundo”, muito pelo contrário, sou um profissional em processo de formação e capacitação, mas um cidadão comum que acredita estar fazendo a coisa certa, até que me provem o contrário!


Outro fato e que descobri e de não estar sozinho com este propósito, pelo contrário, hoje somos uma equipe comprometida com este processo de formação de “capital intangível”, ou seja, de auxiliar na criação de valores reais da capacidade humana, em transformar suas vidas e seus horizontes!


Afinal o que isso tem haver com Gestão & Empreendedorismo? Para alguns nada! Mas para nós TUDO! Pois assim como Shumpeter (Joseph, 1949), resolvemos “destruir a ordem socioeconômica local, não com tiros, violência, escudos e cacetes, destruição de patrimônio e gritos de palavras de ordem; mas com uma arma muito mais poderosa, que Einstein já dizia” A Vontade Humana!”Vontade esta que nos norteia em fazermos e sermos à diferença, propiciando aos nossos alunos e nossos pares uma oportunidade de reconstrução silenciosa, sem tapumes, mas extremamente voraz e eficaz!


O maior sinônimo disto foi o encerramento de nossa “Semana do Administrador - Ext. CEU Jaçanã” (de 20 a 23 de setembro), onde mesmo com todas às dificuldades, nós os participantes, pudemos presenciar a vida sendo transformada. Onde era apenas duas salas com cerca de 50 alunos há um ano; se transformou em nove salas com um número cerca de quatro vezes maior de alunos. Não pude deixar de perceber a alegria nos semblantes dos nossos discentes e a satisfação dos docentes no processo da realização do evento.


Não quero sucumbir à realidade, ou florear o óbvio, afinal temos muito ainda o que fazer, mas já posso dizer que existe um novo horizonte se formando; assim como aquele casal que decidiu dar um passo adiante na relação, constituindo a mais importante das organizações, à Família! (Turma de Eventos); ou os filhos, parentes e amigos que prestigiaram o encerramento, participando com muito empenho e alegria; contribuindo de forma positiva e construtiva com o objetivo de fazer do seu melhor; sendo a grande diferença!


Parabéns a todos nós: os colaboradores da unidade, os Palestrantes, os corpos Discentes e Docentes, Coordenadores e Diretores por nos permitir em fazermos isso, e tornar esta atual realidade possível; mais uma vez agradecemos!


Sucesso hoje e Sempre!



Comentários

Luciano disse…
Realmente, nosso papel como professores e orientadores tem sido muito revisto nessa Instituição. E is resultados, muito mais do que práticos, tem sido humanos!