Leia a entrevista concedida por Ivan Zurita (Nestlé Brasil) referente à importância de se possuir um perfil empreendedor no mercado atual de trabalho (fonte. Prof. José Dornelas/ http://www.josedornelas.com/)
Nestlé implementa programa de empreendedorismo corporativo1 A Nestlé Brasil sempre foi admirada por seu sucesso nos mercados nos quais atua, pela qualidade dos produtos que fabrica e por ser uma referência no mundo da administração dos negócios. Recentemente, a empresa resolveu enfatizar em sua maneira de gerir os negócios a necessidade do comportamento empreendedor em todos os níveis organizacionais. Na entrevista a seguir, o Presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita, explica o porquê dessa ênfase e como a Nestlé tem desenvolvido seu programa de empreendedorismo corporativo.http://sharex.xpg.com.br/files/1329386236/entrevista_iz_nestle.pdf
1. O que fez a Nestlé priorizar o empreendedorismo corporativo e disseminá-lo junto aos seus funcionários? A Nestlé já não seria um exemplo de empreendedorismo corporativo por tudo o que tem feito nesses mais de 140 anos de existência?
IZ: A Nestlé já nasceu empreendedora. O seu fundador, Henri Nestlé, era efetivamente um empreendedor. A maior descoberta de sua carreira ocorreu no auge dos seus 53 anos, fruto de sua preocupação com o alto índice de mortalidade infantil da época. O objetivo maior do seu “negócio” não era simplesmente capitalizar um produto e sim contribuir com a adaptação da sociedade às mudanças resultantes da Revolução Industrial. Sua descoberta fez tanto sucesso ao alcançar o seu objetivo inicial que, em cinco anos, a Farinha Láctea já estava presente em mais de 17 países do mundo. Essa presença em vários países em tão curto tempo também tem outra conotação: mesmo muito antes de se falar em Globalização, a Nestlé já demonstrava, através de fatos, sua vocação de empresa global. Atualmente, os princípios de gestão e liderança e as principais orientações estratégicas do grupo são disseminados a todos os colaboradores por meio de documentos corporativos, que estimulam o espírito empreendedor. Face à competitividade existente no mundo empresarial atual, é imprescindível o constante questionamento dos produtos e processos existentes bem como a prospecção de novas oportunidades que permitam garantir a perenidade e o crescimento dos negócios.
Leia Mais no Link abaixo....
1 Esta entrevista é parte integrante do Capítulo 5 do livro Empreendedorismo Corporativo. Pode ser reproduzida, desde que citada a fonte: www.josedornelas.com
Comentários