Boa noite gestores,
Robert Lauterborn desenvolveu em 1990 uma nova nova visão para o Marketing Mix. Ao contrário de McCarthy que afirmava que a mistura de variáveis para uma atividade de Marketing deveria ser dosada com os 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção, Lauterborn ofereceu 4 novos ingredientes, ou oportunidades de análise.
Consumers Wants and needs
Cost To Satisfy
Convenience to buy
Communication.
No Brasil os 4Cs foram traduzidos como:
Cliente, o “C” se contrapõe ao “P” produto. Quando uma empresa foca primeiramente o cliente evita cometer o erro conhecido como “miopia de marketing” que é a preocupação excessiva com o produto sem levar em consideração o cliente. O “C” cliente salienta a importância de se pensar no produto como solução da necessidade do cliente.
Comunicação, a boa comunicação é fundamental. O
cliente gosta de ver o produto que ele compra sendo divulgado, sendo anunciado.
A Internet é hoje um dos meios mais populares e com baixo custo para divulgar
seu produto. Sua empresa, obrigatoriamente, deverá ter um sítio, deverá expor
características do produto nele, deverá ter uma linha direta para o cliente ter
acesso a informações e um local onde ele possa sanar suas dúvidas. E, para
isso, a Internet é fantástica.
Consumers Wants and needs
Cost To Satisfy
Convenience to buy
Communication.
No Brasil os 4Cs foram traduzidos como:
Cliente, o “C” se contrapõe ao “P” produto. Quando uma empresa foca primeiramente o cliente evita cometer o erro conhecido como “miopia de marketing” que é a preocupação excessiva com o produto sem levar em consideração o cliente. O “C” cliente salienta a importância de se pensar no produto como solução da necessidade do cliente.
Custo, para um cliente adquirir um produto vai muito além
de seu preço. O custo além de abranger o preço do produto ou serviço leva em
conta outros valores que afetam a decisão do consumidor. O tempo gasto para
encontrar o produto, o desgaste psicológico no atendimento do estabelecimento,
localização da assistência técnica, etc.
Conveniência, quem não quer conveniência, quer
facilidades. Seu produto deverá ser fácil de encontrar, seu atendimento deverá
ser diferenciado, os atendentes devem saber explanar muito bem a respeito do
produto e suas particularidades. O tempo para adquirir o produto deve ser
rápido, ele não quer esperar muito tempo para ser atendido, quando tiver que
esperar, irá querer um sofá confortável, um cafezinho quente. Em relação à
entrega do produto, o cliente deseja recebê-lo na data e horário que lhe
convém, nem sempre a entrega rápida é o que ele deseja.
O ideal é utilizar os 4Ps, os 4Cs e os 4As.
Os "Ps", analisam as características físicas do produto, cadeia de suprimentos, produção, distribuição, a questão do preço e do custo e etc...
Os "Cs", analisam aspectos relacionados ao consumidor, necessidades e facilidades de relacionamento.
E por final, mas não menos importantes os "As", que cuidam da gestão estratégica do produto ou serviço.
Os "Cs", analisam aspectos relacionados ao consumidor, necessidades e facilidades de relacionamento.
E por final, mas não menos importantes os "As", que cuidam da gestão estratégica do produto ou serviço.
Sucesso a todos,
Comentários