Empreendedorismo de Alto Impacto - Uma Nação que Vale Ouro - Parte II


Bom dia Gestores!
Concluindo o pensamento iniciado anteriormente na primeira parte, vamos dar continuidade neste louco, mas “prazeroso” devaneio, de acreditar que nossas ações, por menores que elas sejam, são extremamente valiosas, assim como este metal nobre , “O Ouro” que por séculos provoca a cobiça e o fascínio de qualquer sociedade seja ela moderna ou aquelas desenvolvidas a custo de sangue e guerras.
 

Neste lampejo de retratar a importância de uma visão empreendedora; ao ler o Artigo do Sr. Nizan, fiquei fascinado com a oportunidade relatada por ele; ao levar seu filho para ver a premiação do Empreendedor do Ano de 2009 (o Sr. Waldemar Verdi /Rodobens) , criando este sentimento do reconhecimento dos Super Heróis de “Carne e Osso”, que são estes empreendedores brasileiros; Afinal dizem que o brasileiro é um povo sem memória, que não enaltece seus ídolos, então vai aqui nossa homenagem; afinal se queremos grandes mudanças temos que começar com às pequenas, pois temos um sonho “Utópico” para conquistar!

Diante deste cenário, outra situação foi apresentada, sobre a Endavor, entidade a qual podemos classificar como a “Sala de Justiça” (seguindo esta ótica de saudosismo infantil) de nossos Heróis tupiniquins; lá não tem o Batmam, o Super-Homem ou o Aquamam, mas existem pessoas mais fortes que eles que enfrentam situações reais e que buscam ha todo momento criar e melhorar esta nação dourada de forma competitiva e eficaz. São eles nossos infantes como Guanaes, Gerdaus, Sicupiras entre outros que formam Nossa Liga da Justiça!

Particularmente sou suspeito para falar da Endeavor, pois sou “fã de carteirinha” desta Organização, e procuro sempre estar “antenado” com as Oportunidades e Ensinamentos que lá são apresentados seja em Cases, Palestras Presenciais ou pela Internet, vídeos enfim posso afirmar que hoje é uma ferramenta essencial no desenvolvimento de minhas atividades seja como consultor, mas principalmente como docente. Ao pesquisar no site desta entidade, consegui achar um vídeo intitulado com o mesmo nome da matéria do Sr. Nizan “Empreendedorismo de Alto Impacto” feito no CEO Summit 2010 com o Sr. Beto Sicupira (uma lenda dos negócios, vide Banco Garantia, GP Investimentos, IMBEV, Americanas etc), uma pessoa a qual já admirava, mas ao vê-lo na entrevista....fiquei Orgulhoso, sim orgulhoso e a palavra correta, pois aprendi mais uma lição neste mundo repleto de oportunidades de aprendizado. Aprendi que se queremos crescer temos que ter orgulho de nossas origens e principalmente superar a nós mesmos... Todos os dias.

Quanto à enquete apresentada em questão “O que você faria se soubesse que a empresa que você acabou de comprar tivesse um rombo absurdo em suas contas” , foi pensada levando em consideração a situação do Grupo do Sr. Sicupira, Leman e Telles, ao comprarem a antiga Brahma; e repasso as mesmas perguntas que o Sr. Sicupira fez ao entrevistador “ Será que soubéssemos de tudo teríamos fechado o negócio com a Brahma? Será que se nós tivéssemos desistido hoje teríamos a IMBEV ( maior cervejaria do mundo)? Pois bem caros Gestores, que isso sirva de lição para todos nós ao longo de nossa trajetória pessoal e profissional, pois a vida é feita de oportunidades, basta sabermos identificar e corrermos os risco de querermos "fazer e ser" a diferença junto a nossa sociedade que cada vez mais busca novas soluções para este mundo de mutação constante, mas que muitas vezes queremos rapidez e formulas prontas para resolver questões discutidas há tempos quanto a se desenvolver com sustentabilidade e austeridade contínua.

Certa feita ao debater com um aluno em sala de aula, sobre nosso papel como membros efetivos de nossa sociedade e sermos os agentes de transformação; recebi a seguinte resposta “De que adianta querer mudanças estruturais sendo que nada muda há tempos?”. Fiquei estupefato ao ver tanta pequenez social e visão limítrofe quanto ao futuro de nossa nação, só me restou dar a seguinte resposta:
 “O Brasil é como um caminhão com cerca de 190 milhões de pessoas que vivem na caçamba seguindo em uma estrada cheia de curvas, buracos e aclives, mas que irá nos levar para um lugar muito melhor do que ontem e hoje, o “nosso El Dorado”; entretanto somente cerca de 60 milhões resolveram descer para empurrar este caminhão para fazê-lo andar mais rápido e de forma contínua, principalmente em momentos difíceis, porém cruciais. A questão é ou você desce para ajudar empurrar e continuarmos nesta estrada, ou pare de reclamar, pois empurrar e ainda ficar ouvindo à ladainha de sempre enche o saco!!!”

Bem se me estendi demais, foi porque esta questão merece uma atenção especial, pois como disse anteriormente precisamos fazer esta nação enxergar seu verdadeiro valor; se queremos crescer temos que começar a fazê-lo hoje , agora ...já! Pensem nisso, pois você também tem o seu valor e sua parcela de responsabilidade neste processo!

Revejam na integra o Artigo postado pelo Prof. Monteiro sobre a Entrevista do Sr. Nizan Guanaes :



e a entrevista com o Sr. Beto Sicupira no CEO Summit 2010:
 
http://www.endeavor.org.br/videoteca/ceo-summit-2010-empreendedorismo-de-alto-impacto
 
Frases do Dia por Beto Sicupira :
 
“Mesmo nos momentos em que tinha patrão, eu achava que era dono do que estava fazendo.”
 
“Não acredito em braço direito. Acredito em estar junto a pessoas melhores do que você, com qualidades e conhecimentos diferentes dos seus”




Comentários