Stress financeiro.

Bom dia gestores,

O stress financeiro, o medo de não fechar as contas ao final do mês, dá um tom cruel à vida do empreendedor, além da burocracia, regras, regras e mais regras,  leis diversas, e massacre tributário.

E além disso, sua empresa, como diria o professor Marques, deve ser economicamente viável.

Como gerenciar esse stress financeiro dentro desse contexto, pagar fornecedores, tributos, salários, encargos sociais, sindicatos, e outros gastos, honrar todos esses compromissos e gerar um crescimento sólido, sem viver apagando fogo, que na linguagem corporativa se traduz em contingências, vejam que tarefa difícil, mas como valorizar a empresa.

Não existe uma solução perfeita para essa situação, situações difíceis com certeza acontecerão e vão testar (ou minar) sua capacidade de gestão.

E diante dessas situações algumas ações podem ajudar.



1 – Estabeleça uma política especial para as oportunidades de negócio que tragam resultado de curtíssimo prazo, não abandone seu planejamento de médio e longo prazo, mas fazer dinheiro rápido é essencial.

2 – Module ou ajuste seu planejamento para o curto prazo, evitando que ao correr atrás de resultados imediatos, ocorram complicações.

3 - Afine sua ferramenta de gestão, nessa hora a velocidade do processo decisório é fundamental e o modelo vertical passa a ser o mais recomendável, com uma boa dose de bom senso, é claro.

4 – Ganha-Ganha, negocie de forma organizada  com seus fornecedores , tente encurtar o prazo de recebimento e aumentar o prazo de pagamento, utilize a técnica ganha-ganha.

5 – Administre seus custos, ajuste constantemente seus custos, doa  a quem doer, corte tudo aquilo que pode ser dispensável, inclusive pessoas.

6 - Em caso de produção, distribuição, ou atividades relacionadas à logística, ajuste seus processos, racionaliza suas operações para obter economia de escala;

7 – Fuja do cheque especial ou de contas garantidas, essas ferramentas são  chamadas de capital de giro oneroso, e te leva para a cova rapidamente.

8 - Envolva seu time de funcionários, compartilhe sua missão, sua visão e principalmente os valores da sua empresa.

9 – Disciplina sempre é a chave de tudo.


As dicas não serão uma solução, mas na hora da turbulência alivie os problemas, transformando sua empresa mais forte e melhor preparada.

Sucesso a todos,

Comentários